Páginas

29 de jul de 2012

Adicionando suporte ao git para o SublimeText 2

O SublimeText é um editor robusto, completo, muito leve, rápido e multiplataforma. Bem conhecido no Mac e ganhando espaço dentre usuários linux, o Sublime aproxima-se bastante do conceito IDE.

Pra galera que está usando controle de versão com GIT em seus projetos, vamos ver uma forma bem fácil de utilizar comandos GIT diretamente no Sublime.

Sublime Package Control


Para isso vamos instalar agora, o Sublime Package Control. Um sistema de gerenciamento de pacotes muito parecida com a instalação de plugins do Netbeans ou Eclipse, por exemplo.

1. Entre no console do SublimeText com o atalho ctrl+` ou indo no menu View>Show Console. No console cole o seguinte código:

import urllib2,os; pf='Package Control.sublime-package'; ipp=sublime.installed_packages_path(); os.makedirs(ipp) if not os.path.exists(ipp) else None; urllib2.install_opener(urllib2.build_opener(urllib2.ProxyHandler())); open(os.path.join(ipp,pf),'wb').write(urllib2.urlopen('http://sublime.wbond.net/'+pf.replace(' ','%20')).read()); print 'Please restart Sublime Text to finish installation'

2. Espere alguns segundos, após, reinicie o Sublime Text

Sublime Text 2 - Git Plugin


Agora vamos instalar o Sublime Text 2 - Git Plugin que irá adicionar a possibilidade de executarmos comandos git diretamente no Sublime.

1. Abra o Command Pallet do Sublime (Command+Shift+p on OS X, Control+Shift+p on Linux/Windows).

2. Selecione "Package Control: Install Package".

3. Quando Git aparecer, selecione e o plugin será automaticamente instalado.

OBS: Não há necessidade em preocupar-se com atualizações. Segundo a Wiki do plugin, elas serão executadas automaticamente.

Para finalizar reinicie o Sublime e abra a Command Pallet. Comece a digitar algum comando git e veja a lista dos comando disponíveis. Isso pode ser uma boa ajuda para quem não gostar de ter um terminal constantemente aberto.

Eu testei essa instalação no Debian 6 com Sublime Text2 v.2.1

https://github.com/kemayo/sublime-text-2-git/wiki
http://wbond.net/sublime_packages/package_control/usage

Nenhum comentário:

Postar um comentário