Páginas

17 de abr de 2012

Baixando e instalando o NodeJS



Afim de ajudar uma galera que está começando com NodeJS, vou demonstrar rapidamente o que é, e como funciona o NodeJS e como instalá-lo corretamente em SOs derivados do Debian (Ubuntu, Mint …)

O que é NodeJS?

NodeJS é uma nova e fascinante plataforma desenvolvida por Ryan Dahl, permitindo que desenvolvedores JavaScript possam criar servidores de alto desempenho , aproveitando a V8 engine do Google Chrome como interpretador JavaScript, e chamadas assíncronas de I/O.

Como funciona?

NodeJS tem seu funcionamento bastante diferente das principais tecnologias web. Nessas tecnologias existe sempre a abertura de threads ou processos como no caso do java que apenas 1 processo abre várias threads. Todo esse processo de abertura de threads torna uma consulta de I/O em disco ou rede, uma consulta bloqueante. Entenda como “bloqueante” a consulta que requer dados do disco ou da rede e como “não bloqueante” aquela consulta que requer dados do cache L1, L2 e memória ram. Com isso existe todo um processo de troca de contexto do SO, como também pilhas de execução, isso tudo consumindo memória e fazendo com que, sobre alta concorrência o servidor comece a enfileirar requisições e posteriormente, cair.

NodeJS resolve o problema da alta concorrência com a utilização de apenas 1 pilha de execução e um Event-loop. Sempre que uma requisição de I/O bloqueante é feita, ela é direcionada para o Event-loop enquanto que servidor volta a ficar idle podendo continuar a atender outras requisições. Assim que a requisição bloqueante tiver sido feita e os dados retornados, é emitido um evento o retornado os dados para o cliente e novamente o servidor volta a ficar idle. Para quem conhece o Nginx, é um processo bastante semelhante. Com isso NodeJS consegue atender muito mais clientes simultaneamente sem enfileirar requisições e sem bloqueá-las também.
Instalando NodeJS em derivados do Debian

Então vamos ao que interessa! Mão na massa!

Estou instalando o NodeJS em um Ubuntu 11.04 mas essa instalação deve funcionar em qualquer derivado do Debian. Em caso de algum problema com alguma distro ou versão mandem um feedback…=)

Primeiro vamos instalar as dependências:
sudo aptitude install git-core curl build-essential openssl libssl-dev
Agora faremos o download da última versão estável do NodeJS e descompacte :
wget http://nodejs.org/dist/node-v0.4.9.tar.gz tar -vzxf node-v0.4.9.tar.gz
Compile o código fonte e espere terminar…
cd node-v0.4.9 ./configure && make && make install
Quando terminar, você já deve ter o NodeJS instalado em sua máquina, para verificarmos a instalação basta buscar a versão no NodeJS como abaixo:
node -v
Esse comando deve retornar a versão instalada do NodeJS. Caso ele retorne o número correspondente a versão que instalamos significa que tudo deu certo e você já está pronto para desenvolver usando NodeJS!

Fica para um próximo post a instalação do repositório de módulos do NodeJS onde podemos encontrar uma grande variedade de módulos, frameworks e drivers de bancos de dados, dentre outras coisas bastante úteis.

Espero que ajude, e mandem um feedback, dúvidas, sugestões, correções… enfim… =D
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário